The Gift em documentário

Na ocasião, Nuno Gonçalves lembrou que o livro, da autoria de Ana Pereira, pretendeu “documentar os momentos mais marcantes do grupo”. O lado menos conhecido e mais intimista dos elementos da banda, desde imagens da digressão à preparação dos concertos.Ana Pereira trabalhou quatro meses com a banda que retratou em mais de 3500 fotografias.
Apenas 121 figuram no livro que agora foi editado.
“O livro conta a história de um dia na vida dos The Gift, desde a manhã que começa com uma viagem, até à noite quando vão dormir para o hotel”, referiu a fotógrafa Ana Pereira.
O documentário em vídeo, da responsabilidade de Gonçalo Covacich, foi realizado apenas com uma câmara e não teve qualquer pós-produção. Constitui o retrato dos cerca de 60 espectáculos que os The Gift realizaram no âmbito da Vynil Tour, a digressão de promoção do álbum Vynil.
“Filmei 80 horas e o resultado representa uma viagem pelos melhores momentos do grupo e como eles são fora do palco”, explicou o Gonçalo Covacich que salientou: “nunca pedi para encenar o quer que fosse. É tudo natural e espontâneo e os The Gift não tiveram influência no produto final”.
Sustentando que o filme de uma hora e dez minutos não é material de promoção, mas um documentário, Nuno Gonçalves lembrou que “este trabalho não podia ser feito com uma ‘boys band’”.
in Jornal Região Leiria - 12/05/2000