Tuesday, October 31, 2006

The Gift :: Film ...Concerto Sintra

351-ENTREVISTA EXCLUSIVA À VOZ DOS GIFT

Depois do espectáculo dos Gift na Sexta-feira passada, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, a Rádio 351 foi até ao camarim falar com a voz da banda, Sónia Tavares. Uma entrevista onde se falou do espectáculo que deverá ser o último este ano em Portugal, das embições dos Gift e do actual estado da música portuguesa.

Rádio 351 - Como correu o espectáculo?
Sónia Tavares - Os espectáculos a nível técnico normalmente correm bem porque nós temos os nossos ensaios. Mas as coisas funcionam quando há reciprocidade do público e há "feedback". É ai que nós percebemos que as coisas estão a correr bem quando vemos a cara das pessoas a sorrir e ouvimos depois os aplausos. Esta é a nossa visão de palco, quando percebemos que estão a gostar e o nosso objectivo é exactamente esse e acho que hoje foi cumprido.

Rádio 351 - E já estão com saudades de Portugal?
Sónia Tavares - Eu fico sempre com saudades de Portugal cada vez que me vou embora até porque é a minha terra e custa-me bastante estar muito tempo fora. É claro que as coisas têm corrido bem lá fora, temos tido público que nos tem acompanhado e já começamos a ter uma legião de pessoas que gostam dos Gift mas Portugal é sempre Portugal. É o nosso público, somos portugueses. Mas, quem nos conheceu primeiro foram os portugueses e é para eles que nós fazemos a nossa música em primeiro lugar.

Rádio 351 - Até Fevereiro vão estar em Espanha e depois?
Sónia Tavares - Depois vamos para a América.

Rádio 351 - Os EUA são um dos objectivos dos Gift?
Sónia Tavares - Já diz a música "If I can make it there I'll make it anywhere" por isso é realmente um objectivo assim como é um objectivo Espanha, França e Inglaterra. O objectivo é sempre mostrar a música a todas as pessoas e é claro que se temos bons contactos na América e temos pessoas que gostam de nós, que nos promovem a sério e que realmente estão empenhadas em fazer com que os Gift funcionem nos EUA,sendo assim porque não? Até porque o mercado é tão grande e uma banda independente pode num circuito alternativo tornar-se numa banda de culto que é isso que nós queremos que aconteça, obviamente que não vamos ser nenhuns Bon Jovi, mas porque não uns Sigur Rós? Não sei porque razão não haveremos de ser! Nós vimos os Sigur Rós em New York a última vez que lá estivemos e percebemos que é exactamente aquele público que precisamos e que nós queremos e é essa a nossa meta.

Rádio 351 - Os Gift apresentaram uma nova sonoriade no espectaculo,podemos esperar outra linha sonora da banda?
Sónia Tavares - Claro e não faz sentido estagnarmos, numa única sonoridade até porque os Gift foram sempre uma banda aberta a novas tendências e gostamos de acompanhar os sinais dos tempos e a modernidade e no fundo sermos actuais. Este poderá ser um conceito ou poderá não ser porque um disco é muito complicado estar agora a falar de um disco novo, porque um disco precisa exactamente de um conceito, precisa de ser pensado e precisa de ser uma coisa nova, não vale a pena estarmos a repetir-nos. Este poderá ser um caminho ou não. Para agora foi isto que nós quisemos fazer e não são de todo músicas que ficaram de fora do "Film" , foram músicas que nós achamos que já não cabiam no "Film" e que podem caber noutra coisa qualquer.

Rádio 351 - Seriam capaz de terminar os Gift se estagnassem como banda?
Sónia Tavares - Claro ou então depois acontecia como a todas as outras bandas quando não têm nada para dizer, lançam um disco ao vivo e é isso que nós não queremos fazer, porque isso é quando se esgota a criatividade mas é como eu estava a dizer, quando não há nada de novo para dizer mais vale a pena estar calado. Não faz sentido fazer um "Vinyl 2" ou um "Film 2". Só diremos qualquer coisas quando acharmos que vale realmente a pena.

Rádio 351 - E a Internet como veículo para apresentar os Gift a qualquer parte do mundo?
Sónia Tavares - Isso é um bom sinal quando a nossa música pode ser ouvido em todo o mundo. O mais importante na Internet é podermos ser ouvidos no Japão, Austrália onde ainda não posso pôr o meu disco à venda mas se lá for dar um concerto , as pessoas já conhecem e ai então porque não haverão de comprar? Internet é um óptimo veículo de promoção. E saber que se eu um dia fôr a um país qualquer onde nós nunca fomos e depois se eles já ouviram falar de nós só pode mesmo ter sido a acção da Internet.

Rádio 351 - Relactivamente às cópias que hoje vulgarmente se faz de Cd para Cd ou mesmo através da partilha de músicas pela Internet?
Sónia Tavares - É uma situação realmente contraditória porque se por uma lado a Internet é um excelente veículo de divulgação se não o melhor, é muito complicado...é só as pessoas tentarem perceber que se deixarem de comprar música na loja, as bandas deixam de existir porque não têm forma de continuar. Não têm dinheiro para continuar e as editoras depois não apostam, não é o nosso caso porque nós vamos sempre continuar a apostar em nós, somos a nossa própria editora, mas realmente é uma situação um bocado contraditória, mas há meios para combater isso, como por exemplo pôr um disco à venda que tenha um bónus, que faça com que a pessoa ache que é um presente e realmente faça sentir que deve comprar porque nós estamos a dar algo mais que ela não pode ter na Internet,há meios para combater esse tipo de coisas.

Rádio 351 - os artistas de música portuguesa têm vindo a público lamentar o facto das rádios portuguesas não passarem aquilo que se faz no nosso país. Como é que os Gift se revêm nessa situação?
Sónia Tavares - É claro que os gift como banda portuguesa gostava que se passasse um bocadinho mais de música nacional, mas depois há outra questão, se em vez de 3 por cento de música portuguesa, fosse 97 por cento de música portuguesa ai as coisas já eram um bocado mais complicadas, porque se fosse 97 por cento de musica portuguesa na rádio terimos de ouvir música de muito má qualidade porque apesar de já existirem bandas de muito boa qualidade, e do leque se abrir mais e cada vez as bandas são mais a fazer boa musica, por outro lado também há muito má musica e se as coisas fossem ao contrário se calhar nós sintonizavamos uma rádio e tinhamos que ouvir coisas que realmente não queriamos. Mas é claro que os 3 por cento é um número um bocadinho reduzido.Obviamente que faz falta música portuguesa na rádio mas também fazem falta mais bandas com mais qualidade.

Rádio 351 - Para quando o novo album dos Gift?
Sónia Tavares - Pois, ainda não sabemos. Será talvez no fim deste ano porque este processo de internacionalização está agora a começar e os Gift andam sempre cá e lá e é complicado sentar e pensar num conceito , o que é que vamos dizer . Portanto não sabemos ainda mas concerteza que no fim do ano terão um disco novo dos Gift.

Ficamos então à espera do novo disco dos Gift e que acima de tudo tenha mais alguma coisa para acrescentar ao panorama musical português.

In www.radio351.com - 2003-01-13