The Gift: Coliseu esgotou na noite de todas as surpresas
Os Gift finalizaram a digressão do seu último álbum "Film" com um espectáculo no Coliseu dos Recreios, no dia 15 de Fevereiro. Para além do deslumbrante jogo de luzes e animação visual, duas surpresas marcaram esta noite: a presença de Fausto em palco em dueto com Sónia Tavares, e a estreia absoluta de dois novos temas.
O Tinta Fresca falou com Nuno Gonçalves, em vésperas da partida do grupo para o Texas, onde irá actuar numa prestigiada feira de música dos Estados Unidos. Os Gift finalizaram a digressão do seu último álbum "Film" com um espectáculo no Coliseu dos Recreios, no dia 15 de Fevereiro. Para além do deslumbrante jogo de luzes e animação visual, duas surpresas marcaram esta noite: a presença de Fausto em palco em dueto com Sónia Tavares, e a estreia absoluta de dois novos temas. O Tinta Fresca falou com Nuno Gonçalves, em vésperas da partida do grupo para o Texas, onde irá actuar numa prestigiada feira de música dos Estados Unidos.
O concerto começou com "Intro", um instrumental envolvido por uma forte ambiência psicadélica e uma ideia de simplicidade, que deixou antever os novos caminhos a trilhar pelos Gift. Um gigantesco ecrã semi-transparente separou por alguns minutos o público da banda de Alcobaça. Estava dado o mote para este concerto, onde as surpresas foram uma constante até ao final do espectáculo.
Sónia Tavares entrou de seguida em palco para interpretar Buterfly, Five Minutes of Everything e Water Skin, do álbum Film, com os fotógrafos a aproveitarem os dez minutos postos à sua disposição para fotografarem o grupo junto ao palco.
Continuando o filme, seguiram-se os temas Clown, The Diference Between Us (onde apareceu um sample de Björk ,em Pagan Poetry) e Front Of. Sónia Tavares anunciou então um novo tema original que, de tão fresco que nem a própria cantora se lembrava bem do nome: Music, assim parece ser o título da canção. Nuno Gonçalves admite que a canção precisa de afinação e tempo para ser trabalhada, mas não quis deixar a novidade na gaveta: tudo para os fãs, pois como diria Sónia Tavares "sem vocês, não somos nada".
Nowadays marcou o reencontro com o álbum "Vinyl" e a entrada das cordas que acompanharam a digressão do grupo de Alcobaça. Ao todo, passaram pelo palco de Coliseu 20 músicos. Dream with Someone"s Else e Love Boat precederam ainda o anúncio-surpresa da voca-lista dos Gift: Fausto era o convidado da noite para cantar "uma canção apenas descoberta ao fim de tantos anos".
Com efeito, corria o ano de 1982 quando Fausto lançou "Por este Rio Acima", um disco baseado na "Peregrinação, de Fernando Mendes Pinto, que ficaria para sempre nos anais da música portuguesa. O dueto do músico, acompanhado da inseparável viola, com a vocalista dos Gift, seria perturbado por um impertinente feed-back, que, contudo, não conseguiu impedir que a magia do encontro ficasse para sempre na retina de quem esteve no Coliseu.
Ok! Do You Want Something Simple?, o "hit" de "Vinyl" é quanto basta para fazer a unanimidade e pôr o público a saltar. Question of Love fecha a primeira parte do concerto. No primeiro encore, segue-se Nex Town, Actress (AM_FM), Me, Myself and I (com a introdução das cordas e da famosa cítara) e a versão Gift do clássico Summertime, de George Gershwin.
No terceiro regresso ao palco, o regresso de Vynil com My Lovely Mirror e How the End Always End e também do álbum Film, com So Free (3 Acts) e novamente Question of Love, que encerraria o espectáculo, sob uma monumental chuva de milhares papeis coloridos caindo sobre o público da mítica sala de espectáculos da capital.
A produção do concerto, revelou-se um espectáculo dentro do espectáculo, com a projecção de um fundo oval, de onde se recortavam imagens de animação, guarda-chuvas, pantógrafos, bolas de espelhos, envolvido num jogo de luzes habilmente manipulado. O respeito da banda de Alcobaça pelo público sente-se, em cada pormenor, em cada detalhe, onde nada é deixado ao acaso. É esse, afinal, o segredo desta jovem banda da nova pop portuguesa, que prepara agora a sua internacionalização. E alguém duvida que a vão conseguir?
O Tinta Fresca ouviu Nuno Gonçalves, o qual confessou ser um sonho antigo a hipótese de fazerem uma música com o Fausto, que agora se puderam concretizar. O músico sublinhou que tocar para um Coliseu comple-tamente esgotado, algo que não aconteceu há 3 anos atrás, no seu primeiro concerto, foi uma expe-riência que o emocionou. Atribuiu este sucesso, bem como os quase 20 mil discos vendidos até agora, aos 90 concertos que já realizaram desde que lançaram Film: "A promoção da banda deve ser feita em contacto com o público".
Os momentos mais marcantes da digressão Film, foram, para o mais novo dos irmãos Gonçalves, os concertos da Aula Magna, em Lisboa, as festas da cidade da Guarda (onde juntaram 10 mil pessoas!), além dos concertos de Alcobaça e do Coliseu dos Recreios. Curiosamente, Nuno acrescenta à lista também o Festival de Pareces de Coura, realizado debaixo de chuva, sem que, no entanto, Sónia Tavares, Miguel Ribeiro e os irmãos John e Nuno Gonçalves tivessem vacilado, aguentando o concerto até ao fim.
O compositor dos Gift considera ser prematuro falar num novo disco, mas admite que tal se possa materializar em 2003, frisando, no entanto, que um disco precisa de tempo para ser maduramente pensado, adquirir contornos coerentes, ter uma ideia por detrás. Agora, ainda é tempo de confrontar o público com o álbum Film, ainda não inteiramente compreendido pelo público. A ideia de Film era que fosse escutado como um filme, de forma global e sequencial.
Foi com a expectativa de uma maior assimilação de Film por parte do público que surgiu a última parte da digressão, destinada a pequenos auditórios, como foi o caso do concerto no auditório do Instituto Politécnico de Tomar, proporcionando uma atmosfera mais intimista e compenetrada. Por isso, a carreira de Film não acaba aqui, potenciando uma resdescoberta do disco por parte do público.
Já no dia 2 de Março, os Gift voltarão à estrada para participar na sessão de encerramento do Fantasporto, no Teatro Sá da Bandeira. No dia 16 de Março, participarão no festival South by Southwest, em Austin, nos Estados Unidos da América, uma feira de música, que reunirá 1150 profissionais ligados às principais editoras e media.
Mário Lopes in tintafresca.net - 30-03-2006