A casa especial dos The Gift
O público obrigou a segunda data na Aula Magna e banda sobe já hoje ao palco lisboeta
O PRIMEIRO espectáculo que os The Gift deram na Aula Magna, a 9 de Junho de 1999, gravou excelentes recordações na memória dos elementos da banda de Alcobaça. Hoje e amanhã - o concerto de dia 9 esgotou no fim-de-semana e obrigou à marcação de nova data -, Sónia Tavares (voz), Nuno Gonçalves (teclas), John Gonçalves (baixo) e Miguel Ribeiro (guitarra) sobem de novo a um dos palcos mais importantes para o grupo. Além de "AM-FM", o último álbum, os The Gift prometem novo cenário e um alinhamento com temas mais antigos.
John Gonçalves, baixista wrote:
As pessoas não vão levar a mal se disser que a Aula Magna é uma daa especial."
Quando marcámos o espectáculo há seis anos achámos que éramos doidos porque era impossível encher a sala, mas enchemos a Aula Magna e foi histórico. Em 2001, voltámos com "Film" e agora vamos lá com o "AM-FM". Apesar de não tocarmos ali desde 2001, o que ainda temos na memória é o concerto de 99. Quisemos esta data porque marca excatamente seis anos dede as primeira vez que lá fomos", conta John Gonçalves ao METRO, sublinhando a relevância que a sala tem para a banda. "Esta Aula Magna é muito importante na carreira dos Gift por duas razões: é uma sala que tem recebido grupos muito diferentes e, por isso, tem um AM-FM na sua génese, e, por outro lado, tem recebido sempre muito bem os Gift." O nervoso miudinho é inevitável, mas a certeza de casa cheia deixa o grupo à vontade para tirar o máximo partido de um momento especial. "Está-se nervoso quando não se sabe de se vai ter público. Temos é de disfrutasr e acho que quando chegarmos lá vamos olhar uns para os outros e dizer 'é para isto que existimos'. As pessoas não vão levar a mal se disser que a Aula Magna é uma data especial", acrescenta John Gonçalves, garantindo que a banda encara o espectáculo "com muito prazer".
Cuidados especiais
Ao contrário das performances que apresentam nos festivais de Verão, onde habitualmente não actuam mais de meia hora, John Gonçalves explica que os concertos na Aula Magna envolvem detalhes especiais. "Vamos ter um cuidado especial com a cenografia e o alinhamento, vamos recuperar mais temas antigos, algo que não costumamos fazer nas tournée "AM_FM". Será talvez um pouco mais longo do que é normal, cerca de duas horas, e vai ter emoção. Vai ser um espectáculo nosso, vamos ser livres."
Mary Caiado
in Metro - 2005-06-08