UMA DIA EM VÍDEO, COM OS THE GIFT

Sábado de manhã, faço-me à estrada a caminho do Bar Clinic, para uma tarde de gravações e boa disposição junto de fans e dos próprios Gift. Em formato Karaoke, cada um vai-se posicionando de frente para a câmara, dando a sua imagem ao tema em questão. A questão primordial é mesmo apanhar em cada cara, o erro, o embaraço, o imprevisto, a naturalidade, na interpretação, ou possível interpretação do tema.
Se durante a viagem, a letra que tenho à frente me parece estranha, talvez por um primeiro contacto muito crú, sem qualquer acompanhament, oessa mesma estranheza desvanece à segunda pré-escuta do tema. “Drving You Slow” é alegre, transmite ritmo, com uma simplicidade na construção da mensagem e ritmo que contagiam, e onde é bem visível o seu futuro sucesso radiofónico em qualquer playlist nacional.
E se às primeiras aparições on tape, a inércia e o nervosismo tomam conta dos presentes, logo o contagiante Jel, amigo da banda e músico célebre pelo melódico “Viola-me Eléctrica”, e pelo recente vídeo anti-guerra com um sampler sonoro de Raul Solnado, encarna o papel de director artístico e ajuda, a soltar os movimentos mais espontâneos, criativos, enérgicos, e bem dispostos de entre os presentes. Três horas sem a certeza do qualidade produto visual para pós-produção, mas com a confirmação unânime de um serão para mais tarde recordar.
Os fans conseguem um momento único entre os “ídolos”. A banda consegue assim um produto próprio, com gente que faz questão de estar presente para a posterioridade de um futuro que encanta. E assim se premeia a estação radiofónica que assume preferência pela qualidade, em detrimento do tal lobby comercial das audiências e das grandes massas.
Em remate final, parabéns Gift e porque não, parabéns Antena3!
Pedro Vieira
in jornalinside.com - 2004-03-22