«Feito por inspiração»
Uma plateia maioritariamente jovem, algo irrequieta, conseguiu encher o auditório da Delegação Regional da Guarda do Instituto Português da Juventude para assistir ao concerto dos "The Gift", na passada quinta-feira. Um grupo vindo de Alcobaça que alia o estilo clássico, através de instrumentos de cordas e de sopro, ao electrónico, com a utilização de sintetizadores e sampler.
O espectáculo, inserido na tourné que o grupo tem vindo a efectuar pelo país apresentando o "Digital Atmosphere", serviu de apresentação a novos temas, tocados pela primeira vez em público. Uma nova fase onde é visível uma evolução sonora e ritmica, através de uma maior utilização dos instrumentos de corda, e da inclusão de uma vertente jazzística, resultado das novas influências, sobretudo étnicas, que o grupo vem acompanhando. «Cada um de nós tem a sua preferência musical. Então à medida que vão surgindo novas coisas, cada um vai dando um bocadinho de si, e assim aparecem as músicas», fundamenta Sónia, a vocalista, ao mesmo tempo que admite que o grupo «está mais maduro».
Mas foi o "Digital Atmosphere" que Sónia define como «uma retrospectiva do grupo desde o seu início [94] até 1996», que trouxe os "the Gift" até à cidade mais alta. «Decidimos mostrar a nossa música ao longo do país». A escolha do IPJ da Guarda surgiu pelo facto de possuir um auditório tal como em outras cidades.
A única forma do grande público ter acesso ao trabalho do grupo, é através do posto de venda que se encontra nos locais onde os "Gift" actuam - como foi o caso da Guarda - já que o "Atmosphere" «é uma maquete feita a pensar em mostrar a música à comunicação social, às editoras, etc.». Por esse motivo, fizeram-na com a exclusividade da parte multimédia «para mais informações do grupo». Apesar de Sónia e Ricardo Braga terem formação clássica, respectivamente em flauta e bombardino, os restantes elementos, que anteriormente pertenciam a grupos rock, já tenham tido «lições». O grupo tem «uma formação muito básica». «É, essencialmente, tudo feito por inspiração», garante a vocalista.
O próximo desafio chama-se Centro Cultural de Belém. Os "The Gift" sobem amanhã ao palco do Pequeno Auditório.
"The Gift" é constituído por Sónia -vocalista, flauta; Nuno Gonçalves -teclado sintetizador; John Gonçalves - sintetizador, baixo e programação de sampler; Miguel Ribeiro - guitarra e baixo; Ricardo Braga - bombardino e sintetizador
GM
in Terras da Beira - 1997-10-30