Saturday, October 14, 2006

The Gift :: AM-FM...Concerto Foz do Arelho

Encerramento do Verão 2005
The Gift em noite fria na Foz do Arelho

O concerto do grupo The Gift na noite de 27 de Agosto assinalou o encerramento das actividades de Verão na Foz do Arelho, numa noite fria e húmida.

A música dos Deluxe, banda espanhola que fez a primeira parte do espectáculo, não chegou para aquecer o ambiente, mas com a subida ao palco dos The Gift o público ficou bem mais animado.

Ainda assim, a banda de Alcobaça atraiu menos gente do que os Da Weasel e Maurício Mattar há um ano. Desta vez o trânsito na Foz do Arelho não ficou tão caótico como em anos anteriores, embora estivessem presentes alguns milhares de pessoas.

Para os The Gift, estar nas Caldas é como “voltar a casa”, segundo a vocalista Sónia Tavares, depois de terem andado por Espanha e percorrido todo o país com a digressão “AM-FM”.

Nuno Gonçalves, principal compositor e porta-voz da banda, nasceu nas Caldas da Rainha e recordou que esta era a terceira vez que vinham a este concelho, depois de terem participado em duas Semanas Académicas. “Somos sempre muito bem recebidos e este sítio é fantástico para fazer concertos ao vivo. Cada vez mais é importante fazer concertos nestes espaços grandes”, afirmou.

Segundo Nuno Gonçalves, a digressão está a correr muito bem e em breve vão ultrapassar os 100 concertos. Em Setembro voltam a Espanha onde irão fazer a primeira parte dos concertos dos Deluxe até ao final do ano, mas também vão actuar em Portugal e a 15 de Setembro num festival em Berlim para o qual foram convidados depois de terem estado em Los Angeles, seguindo Praga e Londres. “O tempo de digressão deste álbum vai ser mais longo, porque acreditamos que este último disco tem muito mais para dar”, disse.

Até ao próximo Verão vão continuar a apostar na sua divulgação, principalmente em Portugal e Espanha. Mas o grupo já teve passagem pelos Estados Unidos, França e Inglaterra. “Para termos uma carreira lá fora é preciso estar com as pessoas certas, na altura certa”, revelou o músico. Nuno Gonçalves acredita que os The Gift sejam cada vez mais vistos pela indústria da música como uma esperança na “nova música”.

Quanto às vendas do “AM-FM” já chegaram às 30 mil unidades, mas como é um disco duplo oficialmente já venderam 60 mil cópias. “As vendas estão neste momento a decorrer a um ritmo estável”, disse. Resultados que são bastante bons. “Nós nunca esperamos nada, porque da maneira que a indústria portuguesa está não se pode esperar nada”, comentou. Com edição própria, o CD está a ser distribuído pela Universal.

Em Setembro será lançado o novo single “Music” que a banda acredita será amplamente divulgado pelas rádios nacionais. “Eu acho que é um single que pode fazer um crossover interessante em termos de público e que é perfeito para uma reentrée de Inverno”.

Actualmente ainda não pensam num novo disco. “Um escritor só escreve quando tem alguma coisa nova para dizer e nós neste momento achamos que o AM-FM ainda é o nosso discurso”, explicou.

Outra novidade na carreira da banda de Alcobaça é a participação na banda sonora do novo jogo de futebol “Fifa 2006”. O tema, intitulado 11.13, faz parte do último CD e acompanhará músicas de Jamiroquai, Oasis e Carlinhos Brown, entre outros.

Pedro Antunes
in oesteonline.pt - 2005-09-06