Digressão nacional dos The Gift começa hoje
Primeiro concerto realiza-se hoje em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva
A edição, em inícicios de Dezembro de 2004, do álbum AM-FM confirmou nos The Gift um nome de inquestionável protagonismo no panorama pop/rock nacional. Sucessor dos aclamados Vinyl (1998, Disco do Ano no DN) e Film (2001, também Disco do Ano no DN) e do mais discreto Digital Atmosphere (registo de estreia em 1997), o novo disco mostrava uma vontade em desenhar um universo conceptual, dividindo as canções entre um conjunto de temas intimistas e ambientais (AM) e uma série de outros, extrovertidos e pop (FM).
Estes dois universos, afinal de contas terrenos habituais na discografia dos The Gift, conhecem agora terreno comum e espaço partilhado nos palcos que a digressão nacional da banda irá visitar, com primeira data marcada para hoje à noite, mais concretamente pelas 22.00 horas, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Depois de uma série de concertos essencialmente destinados à apresentação ao vivo de AM-FM em Alcobaça, Lisboa e Porto em Dezembro do ano passado, a AM-FM Tour parte hoje para a estrada, devendo alongar-se durante uma série de meses, estando portanto muitas das datas ainda por anunciar. Neste momento, além do concerto em Leiria estão já confirmadas datas no Fundão (sábado no Pavilhão Multiusos), Évora (10 de Fevereiro, no Teatro Garcia de Resende), Sintra (18 de Fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval), Arcos de Valdevez (19 de Fevereiro, na Casa das Artes), Coimbra (23 de Fevereiro, no Teatro Académico Gil Vicente), Aveiro (3 de Março, no Auditório da Reitoria) e Porto (5 de Março no Teatro Sá da Bandeira, concerto integrado no Baile dos Vampiros, da programação do Fantasporto). À excepção deste último concerto (com início marcado para as 23.00 horas), todos os espectáculos começarão às 22.00.
Além das canções do recente AM-FM, os concertos da digressão dos The Gift vão incluir algumas memórias de Vinyl e Film. Ao contrário do que sucedeu nas anteriores digressões, não haverá desta feita músicos convidados em palco.
Nuno Galopim
in Diário de Notícias - 2005-01-28