Saturday, October 14, 2006

The Gift :: AM-FM

The Gift para mais tarde recordar

Começamos este texto por aquela que foi, provavelmente, a grande notícia do concerto, principalmente para quem lá esteve: o espectáculo foi gravado, com o registo em CD disponível à saída da Aula Magna, numa operação histórica, inovadora e muito aplaudida. Aos interessados, além de desembolsarem 7 euros, bastaria apenas terem de enfrentar a fila.

Foi a primeira gravação de um álbum ao vivo dos The Gift e, sem desprimor para os outros concertos da banda, pareceu-nos ser esta a ocasião ideal para um acontecimento do género. Foi o regresso a Lisboa e, mais importante ainda, foi o regresso a uma sala que encaixa perfeitamente nos espectáculos oferecidos pelos The Gift, seis anos depois. Quando Sónia Tavares anunciou, em clima de algum suspense, que aquele seria um concerto para mais tarde recordar, já a noite ia longa e eram muitos os momentos inolvidáveis.

Sem surpresas, "AM-FM" deu o mote para as duas horas de concerto, ainda que a actuação tenha sido salpicada com algumas passagens por "Film" e "Vinyl", sem esquecer uma curta passagem por "Digital Atmosphere", a propósito de "Dream With Somenone Else's Dream", tema que acabou por fazer também parte de "Vinyl", o primeiro álbum oficial da banda.

Se as diferenças musicais entre "AM" e "FM", em disco, são notórias, elas foram ainda mais acentuadas ao vivo. Ou seja, o conceito mais intimista foi perfeitamente interpretado pelo público sempre que os The Gift apresentaram um tema de "AM", enquanto a explosão (dominada por dança e palmas) tomou conta da Aula Magna em cada música da segunda metade do álbum.

Exemplos disso mesmo foram "Are You Near?", "Wallpaper" ou "1977" (tema que contou com a voz de Nuno Gonçalves) no primeiro caso, e "Music", "11:33" ou "Driving You Slow" (provavelmente o ponto alto do concerto), no segundo caso. Por falar em "FM", referência obrigatória a "You Know", onde as teclas foram substituídas pelas guitarras, naquele que foi, sem dúvida, o tema mais arrockalhado do concerto.

Se de "AM-FM" estamos conversados, há que falar dos discos anteriores, para dizer que "Ok Do You Want Something Simple?" é ainda uma referência e que "Film" está igualmente muito fresco na memória dos fãs, que não esqueceram as letras de "Butterfly", "Front Of", "Question Of Love", "Five Minutes Of Everything", "Actress (AM-FM)", tema que acabou por dar título ao álbum seguinte, e "So Free (3 Acts)", com o qual terminou o segundo encore e o espectáculo.

Com a componente tecnológica a ser, cada vez mais, parte integrante dos espectáculos dos The Gift, terminamos o texto com a notícia de que o concerto de ontem, além de servir para a gravação de um álbum ao vivo, foi também presenciado por algumas personalidades estrangeiras ligadas a editoras.

Paulo Rico in cotonete.iol.pt - 10-06-2005