The Gift reforçam dupla personalidade
Os portugueses The Gift editam, hoje, "AM-FM", o terceiro álbum de originais, repartido em dois discos, com atmosferas sonoras diferentes, e que será apresentado primeiro no estrangeiro e só depois em Portugal.
Os 16 temas cabiam num só CD, mas o grupo de Alcobaça decidiu apostar num duplo álbum, com oito temas em cada disco, porque as músicas tinham "estéticas diferentes", como explicou John Gonçalves, um dos músicos, em entrevista à agência Lusa.
"O 'AM' é para ouvir em casa, é mais calmo e introspectivo; o 'FM' é mais extrovertido, mais para o exterior", referiu o músico.
"AM-FM", que surge três anos depois de "Film", é, segundo John Gonçalves, um álbum "a pensar nos quatro Gift e revela que o grupo não tem um só caminho".
"'Film' foi o apurar de uma estética, com orquestrações mais polidas e este mantém as mesmas técnicas, mas apresenta mais ritmos", descreveu.
Gravado no estúdio de Mário Barreiros, o duplo álbum contou com produção de Nuno Gonçalves e de Will O'Donovan, que já tinha colaborado no disco anterior.
Num diário que manteve no site oficial da banda na Internet, desde meados de Setembro, Nuno Gonçalves, outro dos músicos, escrevia que o disco "está mais focado em detalhes rítmicos" e que é o álbum "mais espontâneo e transparente" que o grupo já fez.
"AM-FM", editado pela La Folie Records e distribuído pela Universal, chega às lojas com um DVD extra, em formato 'digipack' e a um preço de álbum simples. É um risco que a banda assume a pensar também na internacionalização, um "processo demorado que precisa de paciência", diz John Gonçalves. "Se 'Film' pretendeu abrir algumas portas lá fora, o objectivo é escancará-las com o novo disco", sublinhou, referindo que os Gift optaram por apresentar primeiro o álbum no estrangeiro e só depois promovê-lo em Portugal. Depois de um concerto em Londres, no âmbito do Festival Atlantic Waves, o grupo actuou ainda no BB King Blues Club, em Nova Iorque, em Santa Mónica e Santa Fé (Los Angeles).
Por cá, nos dias 3 e 4 de Dezembro, actuam em Alcobaça, percorrem de seguida as lojas FNAC com pequenos 'showcases', antes de tocarem no dia 6 no Teatro São Luiz, em Lisboa, e no dia 8 no Rivoli, no Porto.
in Jornal de Notícias - 2004-11-29