CONVIDADO DO DIA
The Gift
Os The Gift rumam ao Brasil, na próxima sexta-feira, para iniciar uma digressão de duas semanas e têm já agendados concertos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife.
É a primeira vez que esta banda portuguesa actua em território brasileiro, mas nem por isso dá sinais de insegurança. Pelo contrário, a banda nascida em Alcobaça, em 1994, deu passos seguros para confirmar o estatuto de melhor banda nacional. O que veio a acontecer na entrega de Prémios MTV, ao vencerem na categoria de Melhor Artista Português, a 3 de Novembro de 2005.
A promoção do álbum «AM-FM», editado no ano passado, terá lugar em cinco palcos brasileiros - no Clube Estúdio SP, em São Paulo, dia 10; no Clube Retro, em Curitiba, a 11; no Rio de Janeiro, no Teatro Odisseia e na Sala Fosfo Box, a 15 e a 16, respectivamente; e no Festival Porto Musical, no Recife, a 21. A par dos concertos, os The Gift foram ainda convidados pela MTV brasileira para uma grande entrevista. «O facto de irmos ao Brasil, tendo ganho o Prémio MTV no ano passado, valeu-nos um convite por parte da estação brasileira que irá ainda passar os nossos 'videoclips'», revela John Gonçalves, o mais recente membro da banda.
Terem ganho um prémio no ano passado trouxe vantagens?
O Prémio MTV abre portas, mas só aquelas que realmente forçamos. É, no fundo, o reconhecimento de um ano muito forte dos The Gift. Mas temos consciência de que montámos esta digressão ao Brasil muito rapidamente, em grande parte por termos recebido este galardão. Contudo, o convite para o Festival Porto Musical, onde vamos estar no dia 21, surgiu após um concerto que demos em Berlim. Gostaram bastante do nosso trabalho e pediram-nos que integrássemos o cartaz do festival. Depois, fomos nós que nos mexemos para arranjar os «showcases» que vamos dar um pouco por todo o Brasil.
A vossa relação com os fãs continua a mesma depois da atribuição deste prémio?
Claro que sim. Achamos que os nossos fãs se sentiram orgulhosos de nós, por termos ganho. E sabemos que os fãs que já tínhamos continuam a apoiar-nos como antes. Além disso, toda a publicidade que foi feita em torno dos The Gift também serviu para atrair para a banda a atenção de outros portugueses, menos atentos, que ainda não conheciam a nossa música.
A banda já está a preparar um novo disco?
Não. Neste momento há alguns projectos que vão ser negociados quando regressarmos do Brasil, mas ainda nada de concreto. Até ao final deste ano vamos ter ciclo «AM-FM» com muitas datas, não só no estrangeiro mas também em Portugal. De 9 a 11 de Março, vamos passar por Espanha, mais precisamente por San Sebastian, Logroño e Bilbau.
Cristina Pombo
in Expresso - 2006-02-06