Tuesday, March 20, 2007

The Gift :: Facil de Entender

«Fácil de Entender», The Gift

Em duas noites, os The Gift registaram ao vivo (e para a posteridade) a dupla face da sua música: se de um lado as ambiências intimistas ganham na subtileza, numa segunda metade é o apelo mais dançável das canções que triunfa. «Fácil de Entender», em registo áudio e vídeo, é o balanço, após doze anos de carreira, de um projecto ainda em crescimento.

«AM/FM», último disco de originais dos The Gift, data já de 2004. Contudo, e após uma longa digressão, a banda decidiu prolongar o conceito do registo e gravar, ao vivo, duas noites de música diferentes no seu âmago: um lado «AM» mais intimista e privado, e um segmento «FM» de maior energia e impulso corporal.
No primeiro lado, de destacar as presenças exteriores à banda. Desde um coro feminino até à presença de uma harpa, as novas roupagens do lado «AM» seduzem nos diversos pormenores que transformam (sem revolucionar por completo) algumas das canções por demais conhecidas dos The Gift. Já o lado «FM» reproduz de forma mais próxima aquilo que é um concerto da banda, com os momentos explosivos da praxe e a energia que é característica do grupo de Sónia Tavares e Nuno Gonçalves.

A juntar ao registo ao vivo, há ainda inéditos e uma faixa escondida, uma não muito eficaz versão de «Índios», dos brasileiros Legião Urbana. Quanto aos novos temas, se num sentimos ainda a ambiência do anterior «AM/FM» (óptima «Nice and Sweet»), já em «645» ficam dadas novas pistas para o que poderão os The Gift fazem a seguir, em matéria de futuras composições. Muito boas pistas, acrescente-se.

Com doze anos de carreira comemorados recentemente, os alcobacenses The Gift são hoje, mais do que nunca, a certeza de uma banda que cresceu do alternativo para o mainstream sem com isso alterar radicalmente uma certa forma de trabalhar e de (sobre)viver no panorama musical português. «Fácil de Entender» é, portanto, documento precioso para a compreensão total daquilo que são, em 2006, os The Gift.

The Gift
«Fácil de Entender»
La Folie/EMI Music Portugal

Pedro Figueiredo
in www.diariodigital.com - 28-11-2006