Tuesday, March 20, 2007

The Gift :: Facil de Entender

The Gift em entrevista exclusiva ao SAPO

Poucos minutos antes do concerto de sábado no Clinic, em Alcobaça, Sónia Tavares e Nuno Gonçalves, metade dos The Gift, revelaram ao SAPO alguns elementos que distinguem estes dois concertos de muitos dos que já deram.

"O Clinic permite estar em casa, aliar um concerto a diversão com pessoas emocionalmente próximas dos Gift", salientou Nuno Gonçalves, que além de elemento da banda é um dos proprietários do bar que a acolheu. "Este é um concerto mais descontraído, íntimo, com mais conversa", salientou, destacando ainda que "o concerto de sexta correu bem, já que as pessoas conhecem tudo".

Uma das canções mais aplaudidas nos dois espectáculos foi "Fácil de Entender", que deu título ao álbum ao vivo da banda apesar de originalmente ter sido incluída como faixa secreta do disco duplo "AM/FM". Nuno refere que a canção era "demasiado boa para ficar escondida e conciliava o melhor do 'AM' e do 'FM'", era "a canção mais íntima do disco" e por isso terá ganho nova vida no registo seguinte. Tanta, que até foi a mais votada pelos fãs para constar do alinhamento destes dois concertos, opção que Sónia considerou "inesperada e pouco habitual", já que esperava que o público mais conhecedor da sua obra escolhesse canções "mais obscuras e sinistras, pouco conhecidas".
Curiosamente, é uma das poucas canções do grupo cantadas em português, mas o facto de ter sido das mais bem sucedidas não o fará deixar o inglês como idioma primordial das suas composições. "Sempre cantámos em português, logo desde o 'Vinyl', que já tinha a 'Ouvir'; ou na 'Índios', uma versão dos Legião Urbana incluída no disco 'Fácil de Entender'", esclarece a vocalista, mas "há momentos em que as coisas fazem mais sentido", sublinha Nuno.

Outra das particularidades dos dois concertos foi o facto de um dos temas, "645", ter sido filmado pelo público de forma a ser colocado no SAPO Vídeos, encorajando os fãs a seguirem o método do-it-yourself que os The Gift sempre preconizaram e aproximando o contacto da banda com o suporte online. "O poder das pessoas decidirem é fantástico", afirma Nuno, que destaca o caso da revista Time ter eleito o comum internauta como personalidade do ano e reforça que "hoje em dia, a Internet é o único aliado credível da música", elogiando as possibilidades do meio. Daí a banda ter criado uma página no Myspace ou de apostar no seu site oficial como elemento de crescente contacto com os fãs. Ficamos, então, à espera de mais novidades da banda alcobancense, dentro e fora da net.

Gonçalo Sá
in info.sapo.pt