Tuesday, March 20, 2007

The Gift :: Facil de Entender

The Gift “abrem” FNAC na Madeira

Sónia Tavares, Nuno Gonçalves, John Gonçalves e Miguel Ribeiro, os quatro elementos que dão corpo aos The Gift, apresentam no Funchal, nos dias 22 e 23 de Novembro, o seu mais recente trabalho discográfico, o “Fácil de Entender”. Os concertos vão realizar-se, por volta das 22 horas, no âmbito da abertura oficial da loja FNAC,no MadeiraShopping. O primeiro acontecerá no dia 22 só para convidados, enquanto que o segundo, dia 23, será dirigido a toda a população que for até àquele espaço comercial.
"Fácil de Entender" foi lançado no final de Outubro passado, em duas edições. A versão especial deste álbum saiu em formato de livro com fotografias, contendo a gravação dos dois concertos em duplo CD e DVD, enquanto a outra, "Essencial", é composta por um CD e DVD, que compila o melhor das duas noites de actuação do grupo, num estúdio em Loures.
Depois de terem arrecadado pelos MTV Europe Music Awards, Gift conseguiram arrecadar o "Prémio para Melhor Artista Português".Depois do enorme sucesso do disco e da tour AM-FM, The Gift voltam com o seu mais recente disco «Fácil de Entender».
Este projecto consistiu na edição de um disco ao vivo e consequente dvd gravado em duas noites distintas.
Os The Gift surgiram inicialmente como projecto paralelo dos Dead Souls, banda na altura liderada por Nuno Gonçalves e Miguel Ribeiro.
O que começou por ser um projecto secundário de ambos os jovens a darem os passos iniciais na música, foi crescendo e ganhando maior importância na vida destes.
De dois, os The Gift passaram a uma banda de quatro elementos com a entrada de Ricardo Braga e de Janita para vocalista, que permaneceria no grupo por um curto período e daria o seu lugar a Sónia Tavares, pouco tempo depois. A partir daqui a sonoridade do grupo começou a ganhar forma e em Setembro de 1994, Sónia, Nuno, Miguel e Ricardo (com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos) inscreveram-se no Concurso de Música Moderna do Bar Ben, em Alcobaça.
É nesta altura que John Gonçalves, irmão de Nuno, se juntou aos The Gift, primeiro como técnico de som e mais tarde como músico.

Será lançado amanhã, pelas 17 horas, no Museu de Electricidade Casa da Luz, o livro da autoria do General Marco Reynolds “Ofício Prestante, cuja apresentação estará a cargo de Fátima Marques. A obra reúne uma série de poemas escritos ao longo da sua carreira como militar.

No que respeita a exposições, a Galeria de Arte A Mouraria apresenta, na próxima quinta-feira, dia 23, a exposição de pintura da autoria de Paulo Ossião.Esta exposição estará patente até 23 de Dezembro.

As Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente apresentam, até dia 30 deste mês, a exposição fotográfica “Reserva Natural das Ilhas Selvagens.

Até 31 de Dezembro, este mesmo espaço (Grutas e Centro de Vulcanismo) apresentam as exposições de artesanato “Ciclos de Vida” e “Utensílios de Faina Marítima e de Adega Madeirense”.

Lucia Mendonça da Silva
in Quinta-Feira, suplemento do Jornal da Madeira - 16/11/2006