Tuesday, March 20, 2007

The Gift :: Facil de Entender

The Gift - Fácil de Entender: elogio à estética

Doze anos depois do primeiro concerto, três álbuns de originais editados (quatro se contarmos com o oculto "Digital Atmosphere", de 1997), aclamação da parte da crítica e do público, os The Gift estão de regresso às edições discográficas, com um álbum pioneiro no panorama musical nacional.

Durante dois dias, fizeram de um estudio de Loures a sua própria casa, decoraram-na a preceito e abriram as portas ao público.

O resultado está agora à vista e disponível para escuta, no CD e DVD "Fácil de Entender". Do cenário às roupas de Sónia Tavares, dos arranjos e nova sonoridade dos temas ao layout do disco, grafismos e livro de fotografias do DVD, tudo foi pensado ao pormenor, num perfeito elogio à estética da banda, que acaba por ultrapassar o conceito de disco ao vivo.

A voz da vocalista acaba por ser o fio condutor de duas noites distintas, num conceito já explorado no álbum "AM/FM". Se numa noite tudo é calmo, subtil e minimalista, na outra soltam-se as bolas de espelhos e a festa e energia tomam conta da ocorrência.

No fundo, estamos perante uma repetição do conceito "AM/FM" do último trabalho de originais do grupo (editado em 2004), capaz de transformar e recriar, com mestria, temas sobejamente conhecidos dos portugueses como 'Ok! Do You Want Something Simple', 'Driving You Slow' e 'Music'.

Apenas na parte audio desta edição há dois inéditos, '645' e 'Nice And Sweet', ambos com a habitual sonoridade do grupo de Alcobaça mas com um travo a novidade, porventura uma pista daquilo que serão os The Gift num futuro próximo. Há ainda uma versão de 'Índios', um original dos brasileiros Legião Urbana alinhado enquanto faixa escondida.

'Fácil de Entender', recriada num registo mais pop e memos melancólico que o original, passa de faixa escondida a protagonista principal, e serve de cartão de visita para um disco absolutamente irrepreensível e indispensável de uma das bandas mais inovadoras e perfeccionistas do panorama musical nacional.

Samuel Cruz