Tuesday, March 20, 2007

The Gift :: Facil de Entender

MusicBox » Convidada... Sónia Tavares (vocalista dos The Gift)

Sónia Tavares, vocalista dos “The Gift”, esteve esta semana à conversa no “Music Box”, e falou do sucesso que a banda tem feito no nosso país e além fronteiras. Depois da edição do disco “AM-FM”, os “The Gift” não pararam mais, e no final de 2006, surpreendem os fãs com um novo trabalho chamado “Fácil de Entender” (duplo cd e um dvd) que dá também nome à nova tour da banda, que passa pelo Centro Cultural de Belém este sábado 9 de Dezembro…

Olá Sónia…além de cantares e encantares, deixa-me perguntar…o que é que tens feito mais?...
Praticamente mais nada (risos). Ultimamente, desde que saiu o novo disco “Fácil de Entender”, que não temos tempo para mais nada senão promover o trabalho. Desde que o cd está nas lojas (30 Outubro), tivemos um pouco mais de tempo para descansar em relação à parte de secretaria, mas depois há toda a parte prática…os concertos, as entrevistas…ocupam-nos o tempo livre que temos, que acaba por não ser tempo livre, não é? Sabes, os “The Gift” acabam por poder trabalhar por fases. Se às vezes temos épocas em que o trabalho é inevitável, e é o que nós queremos fazer, há outras temporadas em que podemos relaxar e tiramos férias, portanto, não nos podemos queixar…

Falaste no trabalho de secretaria...os “The Gift” fazem tudo não é? É mesmo total produção própria…têm a vossa própria editora…o vosso próprio estúdio…
Exactamente. A única coisa que temos é uma parceria de distribuição com a Emi- Valentim de Carvalho, mas a necessidade de criar a editora, a “La Folie Records”, surgiu logo após a edição do disco “Vinyl”. Percebemos que tínhamos que ter uma estrutura, para continuar a poder editar os nossos discos, uma vez que já não queríamos parcerias editoriais com ninguém. Sozinhos, já tínhamos colocado nas lojas e vendido 35 mil discos, por isso achámos que não fazia sentido estarmos a dar o nosso “filho” a outra editora. O trabalho já estava feito e correu bem. A “La Folie” veio assim dar continuidade a este projecto. Desde aí somos nós que fazemos tudo, a partir da nossa sede em Alcobaça, onde temos também o nosso estúdio, montado na garagem do Nuno Gonçalves. Remodelámos a garagem e transformámo-la em estúdio, que é onde preparamos e gravamos grande parte do nosso trabalho.

Sónia, estás a concretizar um sonho, não estás?
É verdade, sim!


Estás feliz….
Sim…sim, estou…Apesar de tantas dificuldades e de tantos obstáculos que temos que ultrapassar todos os dias, estou feliz obviamente. Este é um sonho que não é… um sonho concretizado, mas um sonho que se vai realizando…

Quando quase ninguém espera, os “The Gift”, surpreendem-nos com um raro momento da banda a cantar em português. Este “Fácil de Entender”…o que foi? Vontade? Inspiração?...
Nós já tínhamos tido experiências em Português. No disco “Vinyl” temos uma canção em Português. Às vezes as coisas acontecem assim. O mais importante de tudo é comunicar com as pessoas, seja em que língua for, e acho que o idioma já está muito aquém daquilo que se pode fazer.
Temos por exemplo a Mariza, que chega à América, canta em Português, ninguém a percebe, mas ela consegue agarrar o público, porque a emoção, a partilha de sentimentos está lá. Portanto, surgiu em Português como poderia ter surgido em inglês…somos portugueses e foi assim. Se calhar, se fossemos chineses, de vez em quando surgia a inspiração em chinês (Risos). Esta música é uma grande canção. É uma canção pop, com um refrão assumido, forte e que é fácil de entender pelas pessoas…

Recentemente estiveram na Figueira da Foz, Coimbra, Santa Maria da Feira, Açores…e sábado dia 9 Dezembro é a vez de Centro Cultural de Belém. Como é que tem corrido esta “Fácil de Entender Tour”?
Até agora temos tido os auditórios lotados, portanto, só se pode dizer que está a correr bem. Da nossa parte, temos tentado levar o melhor espectáculo possível a todo o lado…temos tentado levar as “paredes da casa” que montámos em estúdio, para os espectáculos ao vivo, e tentamos recriar com fidelidade, o ambiente visível no dvd. Até agora está a correr muito bem. A 9 de Dezembro, no CCB, vamos tentar que o espectáculo seja a cereja em cima do bolo. Sabemos que a sala está praticamente esgotada, portanto tem tudo para ser uma grande noite.

Ganharam também o prémio MTV para Best Portuguese Act em 2005…Foi importante no vosso processo de internacionalização? Deu uma ajuda?
Ajuda, ajuda…não deu…foi um prémio importante, para já porque foi em Portugal, não é? Depois…não assinámos nenhum contrato com nenhuma editora internacional, mas foi importante em termos de reconhecimento público. Por exemplo, as visitas ao nosso site aumentaram significativamente, recebemos imensos mails de portugueses e de espanhóis que já nos tinham visto algures a tocar, cá e em Espanha, e ficaram felizes por termos ganho o prémio…nesse sentido foi de facto muito importante. Nòs, além fronteiras, temos estado mais por Espanha, onde o disco “Fácil de Entender” vai ser editado no inicio do ano. Também já demos cerca de 50 espectáculos nos Estados Unidos, mas há que fazer as coisas como deve ser. Preferimos começar devagar pela vizinha Espanha…Se em Portugal levámos dez anos a conseguir qualquer coisa…imagina fora de Portugal, não é?

E os fãs…o que gostarias de lhe dizer?...
Olha, aos meus fãs, eu sinceramente não tenho muito a dizer. Eles sabem! Eles estão sempre lá. Sabem como é a nossa vida e acompanham-nos sempre nos melhores e nos piores momentos. Os nossos fãs são pessoas fieis.

E sei que vocês até respondem aos mails que vos enviam…
E quero desde já dizer que às vezes não respondemos mais atempadamente, porque temos tanto que fazer, e tanto em que pensar que por vezes torna-se muito difícil conseguir gerir isso, mas sim, sempre que é possível, respondemos com muito gosto…

Oiça a entrevista com Sónia Tavares aqui .

in http://www.antenalivre.pt/

Agradecimento a Cláudia Arnaud pela o envio da Informação