Tuesday, March 20, 2007

The Gift :: Facil de Entender

"Do minimalismo intimista ao ambiente de dança**

A digressão de promoção de "Fácil de Entender", o mais recente trabalho da banda portuguesa The Gift, passou, anteontem à noite, pelo Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz.

A primeira parte do concerto foi pautada por uma electrónica minimal. "Music", "Nice and Sweet", "Me Myself and I", "Wallpaper" (dedicado a todas as mulheres na sala), e "My Lovely Mirror" serviram para a banda exprimir o seu lado mais intimista, com canções mais calmas e introspectivas. O público, que lotou os 800 lugares do CAE, foi convidado a entrar numa atmosfera calma, embora intensa. A plateia não rejeitou o repto.



Em palco, a banda foi acompanhada por Ana Dias (harpa), um coro feminino, Mário Barreiros (bateria), Tiago Dias da banda Room 75 (teclados, xilofone, percussão e baixo) e António Morais (trompete).

"Song for a Blue Heart Blue Heart" e uma versão de "Love Song", dos The Cure, interpretada, ao piano e voz, por Nuno Gonçalves, proporcionaram um dos mais belos momentos da noite. Com "OK! Do you want something simple" e "Fácil de Entender" terminou a primeira metade do espectáculo.



As vestes alvas da primeira parte deram lugar a novas roupagens e, com elas, um ambiente mais cru, mais dançável. Tudo em "FM" enquadrado num arrojado cenário, da autoria de Waine Santos. "Difference Between Us", "Driving You Slow", "1133", "645" e "Question of Love" fizeram explodir a casa num verdadeiro ambiente festivo.

A plateia, de pé, pediu mais e os The Gift quiseram dar mais uma prenda aos presentes. "Índio", faixa escondida no mais recente trabalho e inspirada nas tribos brasileiras, e "Fácil de Entender" encerraram duas horas de espectáculo.





Mas, os The Gift já pensam num novo trabalho. "Sem querer prometer nada, no final de 2007,início de 2008, teremos novos disco de originais", disse, ao JN, John Gonçalves, teclista da banda.

Quanto à sonoridade do próximo trabalho, John foi peremptório. "Tendo em conta a amostra do "645", mais FM e do "Nice and Sweet", mais AM, não é claro o rumo que vamos seguir. Será certamente uma coisa mais homogénea ou uma terceira via", rematou o músico"

Paulo Dâmaso
in Jornal de Notícias - 20-11-2006
Fotos by Paulo Dâmaso in http://paulodamaso.blogspot.com