Tuesday, March 20, 2007

The Gift :: Facil de Entender

entrevistas nacionais

Os portugueses The Gift estão de regresso às edições discográficas, com um álbum pioneiro no panorama musical nacional. "Fácil de Entender" é, seguramente, um dos lançamentos maiores da música portuguesa, em 2006, e o mote para uma entrevista ao nosso site.

Do cenário às roupas de Sónia Tavares, dos arranjos e nova sonoridade dos temas ao layout do disco, passando pelos grafismos e livro de fotografias do DVD, tudo foi pensado ao pormenor, num perfeito elogio à estética da banda, que acaba por ultrapassar o conceito de disco ao vivo.

«Queriamos vestir as músicas mais antigas que, se calhar, até nem chegaram às pessoas na altura em que deviam ter chegado, de uma forma diferente. Achámos que valia a pena fazer um projecto e registar esse momento e dar às pessoas aquilo que são os The Gift em doze anos, de uma forma simplificada», afirma Sónia Tavares.

"Fácil de Entender" é, no fundo, uma repetição do conceito de "AM/FM": duas noites distintas, uma calma, subtil e minimalista, e a outra com as bolas de espelhos e a festa e energia a tomar conta da ocorrência.

«Queriamos fazer duas noites distintas, à luz do "AM/FM", no sentido em que o conceito é uma noite mais íntima, com instrumentos mais angelicais, uma harpa, violinos, um coro feminino, e uma noite mais arrojada, com as canções que dão lugar à electrónica e à maquinaria», refere a cantora.


Temas sobejamente conhecidos como 'Ok! Do You Want Something Simple', 'Driving You Slow' e 'Music' são transformados e recriados, neste disco. 'Fácil de Entender' surge num registo mais pop e menos melancólico que o original e passa de faixa escondida a protagonista principal.

«Costumo dizer que o 'Fácil de Entender' estava escondido há tempo demais e muito bem escondido. Nós decidimos não simplificá-lo, mas complicá-lo, na medida em que tornámos uma canção de piano e voz, numa canção pop, que é aquilo que nós sabemos fazer», revela a artista.

Ao nosso site, a vocalista dos The Gift fala ainda acerca do percurso da sua banda e levanta o véu daquilo que poderá ser o futuro do grupo.

Oiça a entrevista com Sónia Tavares aqui .

Samuel Cruz
in http://cotonete.clix.pt - 19-12-06