Saturday, December 08, 2007

The Gift :: Joy Division

Conversas
Nuno Gonçalves, The Gift e Clinic
The Gift tocam Joy Division


Há uma (ou duas) noite(s) mágica(s) no bar Clinic, em Alcobaça, neste fim-de-semana. Hoje, a partir da meia-noite, The Gift dão um concerto só com músicas dos Joy Division. Bilhetes: dez euros. Reservas: 262 598 549.

O que vai acontecer logo à noite no Clinic?
Vamos pôr em prática um género de amor que temos há muitos anos com a banda de Manchester. E é também levar ao extremo a ideia de há uns anos, a propósito do lançamento do filme “24 hour party people”, em que formámos o projecto Manchester Mad Remixers que tocava diversas músicas, algumas dos Joy Division. Agora, um dia depois do lançamento oficial de “Control”, o filme de Anton Corbijn dedicado aos Joy Division, decidimos fazer um concerto - que também vai contar com a colaboração do Pedro Oliveira, da Sétima Legião - que será um momento único, embora a afluência elevada possa fazer com seja repetido sábado [amanhã].

O que vão tocar os Gift?
Vai ser uma hora de concerto. Mas não posso desvendar muita coisa... Apenas que o alinhamento será só Joy Division!

Como é tocarem músicas de uma banda que vos diz tanto?
É muito bom. Não temos a pressão de serem músicas nossas, nem ser um disco novo. É um “happenning” entre amigos onde estamos a divertirmo-nos. Enquanto músicos, é sempre interessante participar em projectos que nos afastam da rotina de banda. E, para o Clinic, é mais uma oportunidade de fazer coisas novas, na linha de modernidade, inovação e um estilo de vida que dura há cinco anos.

Já viu “Control”?
Vi uma “antíssima”-estreia, há quatro semanas. Foi o prémio que me deram por ser um pouco o responsável por Portugal ter sido o primeiro país a comprar o filme. É um filme muito bom, uma história de amor, que mostra o homem por trás do poeta.

In Região de Leiria - 16-11-2007