Saturday, May 19, 2007

The Gift :: Facil de Entender

Concertos da Queima das Fitas do Porto
The Gift agarram o público


O Parque da Cidade concentra milhares de estudantes para assistirem aos concertos e percorrerem as muitas barraquinhas das universidades. Ontem, mais uma vez, The Gift e Rui Veloso levaram o público ao rubro.
A comunidade estudantil e as muitas bengalas que os acompanhavam ficaram embalados tanto com a energia da vocalista dos The Gift, Sónia Tavares, como pelas tradicionais músicas de Rui Veloso.
Foram os The Gift quem estreou o palco. Logo depois da primeira música, a vocalista fez questão de dizer: “É um prazer voltar à vossa casa e fazer da vossa festa a nossa festa”. Os primeiros temas cantados fizeram os estudantes relembrem, «Vinyl» com temas como ”My Lovely Mirror”, “OK! Do You Want Something Simple?” e “Nowadays”. A dada altura a Sónia achou o público um pouco parado de mais para a festa e não se inibiu de dizer: “Estou a ver-vos muito quietos, por isso vão bater palmas comigo”. E a verdade é que nem sequer foi preciso pedir muito, a camada estudantil aderiu logo ao pedido com bastante entusiasmo. A banda aproveitou ainda para apresentar ao público músicas do novo Cd “Fácil de Entender” lançado em Outubro de 2006, onde temas como “Driving You Slow”, “Question Of Love” e outras tantas foram cantadas pela maioria. Aquele que é considerado por muitos “o pai dos estudantes” e uma “mobília da casa” – Rui Veloso –, cantou e encantou, como já é tradição, os estudantes com os seus temas como “Nunca me Esqueci de Ti”, “Todo o Tempo do Mundo”, “Porto Covo”, “Postal dos Correios” e a tão lendária e esperada “Não há estrelas no Céu”. Rui Veloso demonstrou como se sente entrosado com a população estudantil e, sem mais, disse bem alto “à nossa” e bebeu um copo de vinho. Olhou para os cachecóis da primeira fila e em tom de brincadeira retorquiu: a faculdade de letras vai escrever as minhas letras”.

Diana Campos Ferreira (texto)/Helder Almeida (foto)
in O Primeiro de Janeiro - 11 de Maio de 2007