Saturday, May 19, 2007

The Gift :: Facil de Entender

Entrevista com Sónia Tavares, vocalista da banda
O conceito de liberdade está presente nos The Gift


Os The Gift vêm ao Seixal na noite de 24 de Abril para actuar no concerto comemorativo da Revolução dos Cravos. São uma das bandas portuguesas mais originais da actualidade, mantendo-se honestos ao projecto que iniciaram em 1994, apostando na qualidade e no respeito pelo público.

Sónia Tavares é a vocalista da banda, que falou ao Seixal – Boletim Municipal sobre o mais recente trabalho, Fácil de Entender, o espectáculo que trazem ao Seixal e o poder que hoje em dia a música tem na vida das pessoas.

Seixal – Boletim Municipal (SBM) – Fácil de Entender é o vosso trabalho mais recente. Porque resolveram lançar agora uma compilação dos vossos melhores temas?

Sónia Tavares (ST) – O conceito do Fácil de Entender reúne duas das características mais fortes da personalidade musical dos The Gift, um lado íntimo, calmo e um lado festivo, explosivo, dançável. Foi o que tentámos em duas noites recriar, dando uma roupagem nova às canções mais relevantes de sempre dos The Gift, alguns inéditos, que apontam um possível futuro estético da nossa sonoridade. Daí um CD duplo. Duas noites, dois ambientes distintos, o primeiro repleto de sons angelicais, um coro, uma harpa, violinos e o segundo, uma electrónica mais arrojada, mais crua.

SBM – Depois de vários trabalhos cantados em inglês, sempre com grande sucesso, porque apostaram agora num single em português para lançamento do álbum?
ST – A canção Fácil de Entender estava já no álbum AM-FM, escondida, numa versão apenas de piano e voz. Quisemos também dar-lhe uma roupagem nova, o que fez com que se tornasse o cartão de visita ideal para este trabalho, no fundo por combinar na perfeição tudo aquilo que são o The Gift.

SBM – Consideram ser difícil inovar na música que se faz hoje em dia?
ST – Julgo que o mais importante hoje em dia, e também o mais difícil, é manter uma personalidade musical e ser-se original com ela.

SBM – Depois de conquistarem o público português apostaram no mercado internacional. Quais foram as principais dificuldades que encontraram?
ST – «Conquistar» o público português não foi propriamente uma tarefa fácil, até porque os The Gift já existem desde 1994 e, depois de tudo, a nossa conquista continua. Existe muita gente em Portugal que ainda não conhece os Gift, ou apenas conhece um ou outro single, e muita gente que não viu o nosso espectáculo. As dificuldades são obviamente redobradas quando falamos de um país maior, com mais público e sem o apoio necessário. Ainda assim, estamos muito contentes com o que, a pouco e pouco, vamos fazendo a nível internacional, nomeadamente em Espanha, onde o Fácil de Entender será editado e devidamente promovido.

SBM – O que é que o público do Seixal pode esperar do espectáculo de dia 24 de Abril?
ST – Creio que o espectáculo dos Gift é muito rico a nível cénico, reúne as canções mais emblemáticas dos The Gift e à luz do conceito Fácil de Entender, tentamos recriar duas partes distintas durante o concerto. É com ele que vamos estar por todo o País e também em Espanha.

SBM – A música teve um papel preponderante no 25 de Abril. Acham que a música de hoje continua a ter o mesmo poder?
ST – Cada vez mais a música está presente e influencia a vida das pessoas. Julgo que se tornou na forma de comunicação mais forte e mais representativa num Portugal que continua a crescer e com uma nova geração de grandes artistas.

SBM – O conceito de Liberdade está presente na vossa música?
ST – O conceito de liberdade está presente em tudo aquilo que são os Gift. Liberdade no sentido em que podemos fazer tudo aquilo que queremos, na medida em que somos a nossa própria editora. Queremos sempre fazer o melhor, com a maior qualidade sem termos que nos preocupar com o sentido comercial de tudo. O importante é que nos agrade e que sejamos honestos em tudo o que fazemos.

in Boletim Municipal do Seixal 12 de Abril de 2007

Agradecimento ao Cube pelo envio da informação